segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Minha Escola Especial

  
      Esta é a minha escola. Escola Especial Ponche Verde, mantida pela APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cachoeira do Sul, que foi fundada em 9 de julho de 1968. Atende alunos com deficiência intelectual e/ou deficiência múltipla (intelectual e física associadas).
      Possui uma área física de aproximadamente 10.000m² com muito verde, Praça de Recreação com quadra, Trilha Ecológica, Salas de Aulas, Oficinas, Salas Administrativas e Salão de Atividades Múltiplas.
      A Escola Especial Ponche Verde tem investido no atendimento de bebês até a fase adulta; e, concomitante possui o atendimento clínico (médico, fonoaudiológico, fisioterápico, psicológico, social e de terapia ocupacional).
     Desde 1997, após a LDB 9495/96, que prevê o atendimento das pessoas com deficiência preferencialmente no ensino regular, a Escola Especial Ponche Verde tem realizado encaminhamentos de seus alunos em fase escolar para as escolas de educação infantil, ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), para que possam conviver com seus pares de acordo com a sua idade.
      Atualmente estão matriculados na escola 158 alunos. Sendo que 52 destes estão incluídos na educação infantil, nas séries iniciais, na EJA e, um aluno no ensino médio. Estes freqüentam a rede municipal, estadual e particular.  
      No turno inverso é oferecido o Apoio Pedagógico para os alunos com deficiência intelectual que freqüentam a escola regular; este trabalho é realizado individualmente, em duplas ou em pequenos grupos.
      O Apoio é extensivo aos professores através de reuniões mensais de estudos e orientação.
     Os pais também são orientados a acompanhar o ensino de seus filhos, ajudando-os a desenvolverem suas potencialidades, bem como, preparando-os para a autonomia.
      A escola tem como Filosofia “Uma escola dinâmica e aberta que valorize e respeite a diversidade humana, preparando o aluno para a autonomia e exercício da autonomia”.      
      A Escola Especial Ponche Verde sempre acreditou e acredita nas potencialidades de seus alunos.

      Aprecie algumas imagens da minha Escola...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, sejam bem-vindos ao meu Blog!
Obrigado por deixar um comentário.